Mês de comemoração para Martinho da Vila

Shows gratuitos no CCBB celebram, com atraso, os 70 anos do músico.

Martinho da Vila será homenageado no Centro Cultural Banco do Brasil durante este mês, em uma série de shows gratuitos (com senhas distribuídas uma hora antes dos espetáculos) sempre às terças-feiras, em duas sessões, às 12h30 e 18h30, no Teatro 2 do CCBB. O projeto ‘Martinho José Ferreira — 70 anos de Brasilidade’, que tem direção musical de Cláudio Jorge, celebra as sete décadas de vida do autor de ‘Disritmia’, comemoradas em fevereiro de 2008.

“Essa homenagem era para ter rolado no ano passado, mas a demora valeu a pena. Afinal, estamos falando de um artista de 70 anos de vida e 40 de carreira, não dava para fazer de qualquer jeito”, diz Tunico Ferreira, filho do sambista de Vila Isabel, que se apresenta amanhã ao lado da irmã, Analimar Ventapane, e do compositor Agrião.

A cada semana, um novo time de intérpretes estará no palco cantando os sucessos de Martinho: Ovídio Brito e Marcelinho Moreira, Cláudio Jorge e Sandra Portella e, encerrando a série, Monarco e Carlos Fernando Cunha. “As escolhas foram muito boas, o time é de primeira”, elogia Tunico.

A versatilidade de Martinho da Vila será mostrada com cocos, modas de viola, fados, sambas-enredos e partidos-altos que se tornaram clássicos da MPB. “O partido-alto está na veia, sempre rola samba nos encontros da família Ferreira”, conta Tunico, um dos oito filhos de Martinho.

No repertório do show estão músicas como ‘Roda Ciranda’, gravada por Alcione e Maria Bethânia. “Apesar de não ser dele, também cantaremos ‘Mulheres’ (Toninho Geraes). É um grande sucesso, o disco vendeu 750 mil cópias”, lembra.

Ainda para comemorar os 70 anos, Martinho acaba de lançar o DVD ‘O Pequeno Burguês’, projeto revisionista recém-editado com registro ao vivo de show. A trajetória do sambista também gerou o documentário ‘Filosofia de Vida’, produzido pelo Canal Brasil em parceria com a gravadora MZA Music, ainda sem data de exibição.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: